Com a enorme colaboração desta prestigiada família Real, desenvolvemos toda a actualidade da família, dos seus ramos, levando até todos os portugueses do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e simultaneamente com as Comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
Pretendemos desta forma chegar a todos aqueles que gostam de história, dando a hipótese de conhecerem e reforçarem todas as instituições e património ligado a esta nobre família, assim como
uma apresentação dos principais membros que a compõem.
Actualidade 1- Duques
2- Marqueses
3- Condes
4- Viscondes
1- Duques
D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus, Infanta da Casa Real da Borgonha Portuguesa, nasceu a 26 de Julho de 1942, é neta em 24º grau de D Afonso Henriques, filha de D António Ernesto Chícharo e de Maria Olinda de Sousa Rodrigues. Casou com Eugénio Simões que viria a falecer, de quem teve um filho, D Paulo Guilherme de Sousa Chícharo Simões. Do segundo casamento, com José Manuel Pires Martins de Jesus, teve dois filhos: D Sandra Cristina de Sousa Chícharo Martins de Jesus, e D Álvaro Alexandre de Sousa Chícharo Martins de Jesus. Benfeitora, foi a principal responsável na década de 80 pela construção da Escola básica do 1º ciclo de São João das Lampas, tendo mesmo sido ameaçada, ela e seu marido, D José Manuel, se avançassem com as obras. Hoje, ajuda crianças desfavoráveis no concelho de Sintra e mães sem condições.
Actualmente vive nos arredores de Sintra.
Títulos:
1-Infanta da Casa Real da Borgunha
2-Duquesa da Aquitânia
3-Marquesa de Angeja
4-Condessa d´Anjou
5-Condessa de Melun
6-Viscondessa de São Cosme do Vale
7-D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus da Borgonha de Portugal
Castelo de Alegrete
A pouco mais de 10 quilómetros de Portalegre, encontramos este Castelo. Foi conquistado aos muçulmanos por D Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, e avô na 24 geração de D Aurora Vírgina de Sousa Chícharo Martins de Jesus. As suas origens permanecem obscuras até hoje, e a sua existência data ao século XIII, no reinado do Rei D Afonso III, rei de Portugal e bisneto de D Afonso Henriques. D João Garcia de Sousa viria a ser o 1º senhor de Alegrete. Desde o século XX realizaram-se intervenções pontuais, por um coerente programa de valorização, que ponha fim à ruína deste emblemático monumento - memória das guerras na Serra de São Mamede. Está classificado desde 1946 como Monumento Nacional, exemplar da arquitectura militar gótica, dadas as características da planimetria das muralhas, do castelo e da fortificação utilizada. De Planta rectangular, a sua muralha tem entrada dupla e dois torreões de planta semicircular semelhantes aos baluartes. Uma torre rectangular de dois tramos também faz parte do conjunto. O adare, com acesso por escada de pedra, está alicerçado no terreno e disposto transversalmente no pano da muralha. O acesso é público e gratuito. Actual Senhora de Alegrete: D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus
Vista à noite
Senhora de Angeja, Ilha das Flores, Ilha do Pico, Mortágua, Quinta das Novelas e Nisa.
O Castelo de Nisa foi mandado erguer por D Dinis 21º tio - avô de D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus, em pleno século XXI. Seriam os primogénitos dos filhos de D. Afonso III nascidos após a legitimação pontifícia do casamento deste Rei com a rainha D. Beatriz os herdeiros deste castelo. No século XIV, D João de Sousa foi o 1º senhor de Nisa. Situado em Portalegre, a cerca de 3 quilómetros de Nisa o que resta do castelo, está classificado como Monumento Nacional, resumindo-se uma parte das muralhas e à Torre de Menagem
Ruínas do Castelo de Nisa
O palácio dos marqueses de Angeja encontra-se actualmente em avançado estado de degradação, mas aqui viveram os Senhores e Condes de Vila Verde e marqueses de Angeja, parte dele foi vendido em 1910 a José Alves Dinis, que o converteu em Prédio de rendimento, Posteriormente foi um colégio, e em 1962 foi adquirido pela Câmara de Lisboa onde é actualmente a Biblioteca de Belém. Esta foto mostra a parte que restou.
Ruinas do Palácio da Marquesa e Senhora de Angeja.
Residência Actual, nos arredores de Sintra
D Sandra Cristina de Sousa Chícharo Martins de Jesus nasceu a 1 de Fevereiro de 1973, primeira filha de D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus e de D José Manuel Pires Martins de Jesus. É a actual Duquesa de Paris, casou com Ricardo Jorge Reis dos Santos, de quem teve 3 filhas, Irina Sofia Jesus dos Santos, nascida em 2002, Andreia Sofia Jesus dos Santos e por último Raquel Jesus dos Santos em 2008. É infanta da Casa Real da Borgonha, e conhecida pela sua prestabilidade e disponibilidade em ajudar quem mais precisa. Embora seja bastante discreta, foi durante anos, uma das mulheres mais assediadas de Portugal e ainda hoje é uma das mais acarinhadas do País. Vive actualmente nos arredores de Sintra. Senhora de Baião, Mafra, Vila Boim e Vimeiro.
Títulos:
1-Infanta da Casa Real da Borgonha Portuguesa
2-Duquesa de Paris
3-Condessa d´Auxerre
4-Condessa de Dreux
5-Condessa do Vimeiro
6-D Sandra Cristina de Sousa Chícharo Martins de Jesus da Borgonha de Portugal
Casa de Penalva, Baião
Casa de Penalva - Baião, foi construída no Século XVII. Na entrada, do lado direito do portão, encontramos um pavilhão e um jardim. Palácio de planta rectangular composta, com coberturas diferenciadas e telhados de duas águas. A fachada principal, voltada a sul, sobre o jardim, é composta por uma única ala, de dois registos, com a capela incorporada à fachada lateral direita. A grande simplicidade dos elementos arquitectónicos é contrariada pelo recortado de portas e janelas. Sobre a porta da entrada, antecedida por escadaria, forma-se um frontão triangular, tendo ao meio um escudo partido em pala. Capela com cunhais de cantaria e frontão contra curvado. No interior, tectos e pavimentos de madeira. Algumas salas nas paredes apresentam revestimento (até meio) de azulejo. Vasco Gonçalves Camelo foi o 1º Senhor de Baião, e seria no casamento de seu neto, Álvaro Gonçalves Camelo com Inês de Sousa que ira nascer Luís Álvaro de Sousa, 4º Senhor de Baião e a ligação a esta família. A casa não se encontra aberta ao público. É actual Senhora de Baião, D Sandra Cristina de Sousa Chícharo Martins de Jesus.
Residência Actual, entre Sintra e Cascais.
D Álvaro Alexandre de Sousa Chícharo Martins de Jesus, Infante da Casa Real da Borgonha Portuguesa, filho de D José Manuel Pires Martins de Jesus e de D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus, nasceu a 28 de Maio de 1975, estudou medicina e também se formou em gestão de empresas. Casou-se com Susana Isabel Filipe de Sá, de quem teve um filho, André Sá Martins de Jesus, em 2001, e divorciou-se em 2005. Duque da Borgonha de Portugal e de Beja, vive actualmente entre a sua residência em Sintra e o grande Porto.
Veja também Empresas
Títulos:
1-Infante da Casa Real da Borgonha
2-Duque de Beja
3-Duque da Borgonha de Portugal
4-Conde de Peniche
5-Conde de Vila Verde
6-Visconde de Ponte e Sousa
7-D Álvaro Alexandre de Sousa Chícharo Martins de Jesus da Borgonha de Portugal
Casa Real da Quinta dos Sousa Chíchorro
Casa da Quinta Sousa Chichorro, século XIII, fundada por D Martim Afonso Chíchorro II, neto do Rei D Afonso III e avô em 20ª geração de D Álvaro Alexandre de Sousa Chícharo Martins de Jesus. Também conhecida como casa da Quinta do Bairro, de arquitectura residencial, a quinta é composta por casa, capela e jardim. CASA: planta rectangular, massa simples paralelepipédica e cobertura homogénea efectuada por telhados a 4 águas. Fachada principal a norte, orientado para pátio rectangular, ao qual se acede a partir de portão de verga recta a Sul, rematado por pano de muro recortado, no centro, pedra de armas e cruz. De 3 pisos (um deles ao nível da cobertura e anteriormente correspondente ao sótão), em reboco pintado com soco e cunhais de cantaria, e abertura de vãos com emolduramento simples de cantaria a ritmo irregular. Sensivelmente a meio do pano de muro, apresenta galilé com cobertura em abóbada de aresta, vazada no muro de topo por porta de verga recta, encimada por alpendre suportado por 4 colunas - correspondente ao acesso principal da habitação - servido a E. por lanço recto de escadas que desenvolve contiguamente à fachada, a partir do piso térreo.
Ao nível do 1º andar, 3 janelas de sacada com guarda metálica de varas e anel a meia altura. No extremo E., um corpo adossado rasgado por arco de volta perfeita. Fachada NE., virado a um 2º pátio (interior), apresenta arcada e terraço à altura do 3º andar. Fachada SE., orientada para a estrada, paramento desenvolvido em 3 níveis, um deles, parcialmente enterrado, identificando-se abertura ao longo da fachada, de janelas morfologicamente diversas. No extremo E. do corpo habitacional, observam-se 4 corpos rectangulares de menor dimensão e de apoio agrícola, com telhados diferenciados a 1 e 2 águas, no seu seguimento, a capela da propriedade.
O Embaixador António de Siqueira Freire em 30 de Dezembro de 1992 faz o pedido de Classificação ao IPPAR, pelo proprietário, em 12 Outubro de 1993 abertura do processo de classificação como IIP e defenição de ZEP em 26 de Janeiro de 1994. A Camara Municipal de Alenquer, faz cedência da planta de localização pedida pelo IPPAR e dá seu parecer favorável á classificação do imóvel; 1996 - Despacho do Ministro da Cultura de 02 Abril, autorizando a classificação. Actual Duque da Casa da Borgonha de Portugal / Casa Real Sousa Chíchorro: D Álvaro Alexandre de Sousa Chícharo Martins de Jesus.
Senhor de Aveiro, da Casa da Taipa, da riceira, Alcube, de Sagres e Santarém.
Futura Residência, ainda em fase de acabamentos. Contrução inicio de 2010.
Em construção