Sites Grátis no Comunidades.net

 Família Sousa Chícharo







Total de visitas: 43394
Actualidade

Com a enorme colaboração desta prestigiada família Real, desenvolvemos toda a actualidade da família, dos seus ramos, levando até todos os portugueses do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e simultaneamente com as Comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
Pretendemos desta forma chegar a todos aqueles que gostam de história, dando a hipótese de conhecerem e reforçarem todas as instituições e património ligado a esta nobre família, assim como 
uma apresentação dos principais membros que a compõem.

Actualidade 1- Duques
                  2- Marqueses
                  3- Condes
                  4- Viscondes

1- Duques

D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus, Infanta da Casa Real da Borgonha Portuguesa, nasceu a 26 de Julho de 1942, é neta em 24º grau de D Afonso Henriques, filha de D António Ernesto Chícharo e de Maria Olinda de Sousa Rodrigues. Casou com Eugénio Simões que viria a falecer, de quem teve um filho, D Paulo Guilherme de Sousa Chícharo Simões. Do segundo casamento, com José Manuel Pires Martins de Jesus, teve dois filhos: D Sandra Cristina de Sousa Chícharo Martins de Jesus, e D Álvaro Alexandre de Sousa Chícharo Martins de Jesus. Benfeitora, foi a principal responsável na década de 80 pela construção da Escola básica do 1º ciclo de São João das Lampas, tendo mesmo sido ameaçada, ela e seu marido, D José Manuel, se avançassem com as obras. Hoje, ajuda crianças desfavoráveis no concelho de Sintra e mães sem condições.
Actualmente vive nos arredores de Sintra.

Títulos:

1-Infanta da Casa Real da Borgunha
2-Duquesa da Aquitânia
3-Marquesa de Angeja
4-Condessa d´Anjou
5-Condessa de Melun
6-Viscondessa de São Cosme do Vale
7-D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus da Borgonha de Portugal

Castelo de Alegrete de noite
Castelo de Alegrete

A pouco mais de 10 quilómetros de Portalegre, encontramos este Castelo. Foi conquistado aos muçulmanos por D Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, e avô na 24 geração de D Aurora Vírgina de Sousa Chícharo Martins de Jesus. As suas origens permanecem obscuras até hoje, e a sua existência data ao século XIII, no reinado do Rei D Afonso III, rei de Portugal e bisneto de D Afonso Henriques. D João Garcia de Sousa viria a ser o 1º senhor de Alegrete. Desde o século XX realizaram-se intervenções pontuais, por um coerente programa de valorização, que ponha fim à ruína deste emblemático monumento - memória das guerras na Serra de São Mamede. Está classificado desde 1946 como Monumento Nacional, exemplar da arquitectura militar gótica, dadas as características da planimetria das muralhas, do castelo e da fortificação utilizada. De Planta rectangular, a sua muralha tem entrada dupla e dois torreões de planta semicircular semelhantes aos baluartes. Uma torre rectangular de dois tramos também faz parte do conjunto. O adare, com acesso por escada de pedra, está alicerçado no terreno e disposto transversalmente no pano da muralha. O acesso é público e gratuito. Actual Senhora de Alegrete: D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus

Castelo de Alegrete à noite Vista à noite

Senhora de Angeja, Ilha das Flores, Ilha do Pico, Mortágua, Quinta das Novelas e Nisa.
O Castelo de Nisa foi mandado erguer por D Dinis 21º tio - avô de D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus, em pleno século XXI. Seriam os  primogénitos dos filhos de D. Afonso III nascidos após a legitimação pontifícia do casamento deste Rei com a rainha D. Beatriz os herdeiros deste castelo. No século XIV, D João de Sousa foi o 1º senhor de Nisa. Situado em Portalegre, a cerca de 3 quilómetros de Nisa o que resta do castelo, está classificado como Monumento Nacional, resumindo-se uma parte das muralhas e à Torre de Menagem

Ruínas do Castelo de Nisa  Ruínas do Castelo de Nisa

O palácio dos marqueses de Angeja encontra-se actualmente em avançado estado de degradação, mas aqui viveram os Senhores e Condes de Vila Verde e marqueses de Angeja, parte dele foi vendido em 1910 a José Alves Dinis, que o converteu em Prédio de rendimento, Posteriormente foi um colégio, e em 1962 foi adquirido pela Câmara de Lisboa onde é actualmente a Biblioteca de Belém. Esta foto mostra a parte que restou.

Ruínas Palacio de angeja Ruinas do Palácio da Marquesa e Senhora de Angeja.

Residência Actual
Residência Actual
Residência Actual
Residência Actual
Residência Actual, nos arredores de Sintra

D Sandra Cristina de Sousa Chícharo Martins de Jesus nasceu a 1 de Fevereiro de 1973, primeira filha de D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus e de D José Manuel Pires Martins de Jesus. É a actual Duquesa de Paris, casou com Ricardo Jorge Reis dos Santos, de quem teve 3 filhas, Irina Sofia Jesus dos Santos, nascida em 2002, Andreia Sofia Jesus dos Santos e por último Raquel Jesus dos Santos em 2008. É infanta da Casa Real da Borgonha, e conhecida pela sua prestabilidade e disponibilidade em ajudar quem mais precisa. Embora seja bastante discreta, foi durante anos, uma das mulheres mais assediadas de Portugal e ainda hoje é uma das mais acarinhadas do País. Vive actualmente nos arredores de Sintra. Senhora de Baião, Mafra, Vila Boim e Vimeiro.

Títulos:


1-Infanta da Casa Real da Borgonha Portuguesa
2-Duquesa de Paris
3-Condessa d´Auxerre
4-Condessa de Dreux
5-Condessa do Vimeiro
6-D Sandra Cristina de Sousa Chícharo Martins de Jesus da Borgonha de Portugal

Casa de Penalva- Baiao  Casa de Penalva, Baião

Casa de Penalva - Baião, foi construída no Século XVII. Na entrada, do lado direito do portão, encontramos um pavilhão e um jardim. Palácio de planta rectangular composta, com coberturas diferenciadas e telhados de duas águas. A fachada principal, voltada a sul, sobre o jardim, é composta por uma única ala, de dois registos, com a capela incorporada à fachada lateral direita. A grande simplicidade dos elementos arquitectónicos é contrariada pelo recortado de portas e janelas. Sobre a porta da entrada, antecedida por escadaria, forma-se um frontão triangular, tendo ao meio um escudo partido em pala. Capela com cunhais de cantaria e frontão contra curvado. No interior, tectos e pavimentos de madeira. Algumas salas nas paredes apresentam revestimento (até meio) de azulejo. Vasco Gonçalves Camelo foi o 1º Senhor de Baião, e seria no casamento de seu neto, Álvaro Gonçalves Camelo com Inês de Sousa que ira nascer Luís Álvaro de Sousa, 4º Senhor de Baião e a ligação a esta família. A casa não se encontra aberta ao público. É actual Senhora de Baião, D Sandra Cristina de Sousa Chícharo Martins de Jesus.

Residência Actual
Residência Actual
Residência Actual
Residência Actual, entre Sintra e Cascais.


D Álvaro Alexandre de Sousa Chícharo Martins de Jesus, Infante da Casa Real da Borgonha Portuguesa, filho de D José Manuel Pires Martins de Jesus e de D Aurora Virgínia de Sousa Chícharo Martins de Jesus, nasceu a 28 de Maio de 1975, estudou medicina e também se formou em gestão de empresas. Casou-se com Susana Isabel Filipe de Sá, de quem teve um filho, André Sá Martins de Jesus, em 2001, e divorciou-se em 2005. Duque da Borgonha de Portugal e de Beja, vive actualmente entre a sua residência em Sintra e o grande Porto.

Veja também Empresas

Títulos:

1-Infante da Casa Real da Borgonha
2-Duque de Beja
3-Duque da Borgonha de Portugal
4-Conde de Peniche
5-Conde de Vila Verde
6-Visconde de Ponte e Sousa
7-D Álvaro Alexandre de Sousa Chícharo Martins de Jesus da Borgonha de Portugal

Casa da Quinta dos Sousa Chichorro

                              Casa  Real da Quinta dos Sousa Chíchorro

Casa da Quinta Sousa Chichorro, século XIII, fundada por D Martim Afonso Chíchorro II, neto do Rei D Afonso III e avô em 20ª geração de D Álvaro Alexandre de Sousa Chícharo Martins de Jesus. Também conhecida como casa da Quinta do Bairro, de arquitectura residencial, a quinta é composta por casa, capela e jardim. CASA: planta rectangular, massa simples paralelepipédica e cobertura homogénea efectuada por telhados a 4 águas. Fachada principal a norte, orientado para pátio rectangular, ao qual se acede a partir de portão de verga recta a Sul, rematado por pano de muro recortado, no centro, pedra de armas e cruz. De 3 pisos (um deles ao nível da cobertura e anteriormente correspondente ao sótão), em reboco pintado com soco e cunhais de cantaria, e abertura de vãos com emolduramento simples de cantaria a ritmo irregular. Sensivelmente a meio do pano de muro, apresenta galilé com cobertura em abóbada de aresta, vazada no muro de topo por porta de verga recta, encimada por alpendre suportado por 4 colunas - correspondente ao acesso principal da habitação - servido a E. por lanço recto de escadas que desenvolve contiguamente à fachada, a partir do piso térreo.
Casa da Quinta dos Sousa Chichorro outra vista

Ao nível do 1º andar, 3 janelas de sacada com guarda metálica de varas e anel a meia altura. No extremo E., um corpo adossado rasgado por arco de volta perfeita. Fachada NE., virado a um 2º pátio (interior), apresenta arcada e terraço à altura do 3º andar. Fachada SE., orientada para a estrada, paramento desenvolvido em 3 níveis, um deles, parcialmente enterrado, identificando-se abertura ao longo da fachada, de janelas morfologicamente diversas. No extremo E. do corpo habitacional, observam-se 4 corpos rectangulares de menor dimensão e de apoio agrícola, com telhados diferenciados a 1 e 2 águas, no seu seguimento, a capela da propriedade.
O Embaixador António de Siqueira Freire em 30 de Dezembro de 1992 faz o pedido de Classificação ao IPPAR, pelo proprietário, em  12 Outubro de 1993  abertura do processo de classificação como IIP e defenição de ZEP em 26 de Janeiro de 1994. A Camara Municipal de Alenquer, faz cedência da planta de localização pedida pelo IPPAR e dá seu parecer favorável á classificação do imóvel; 1996 - Despacho do Ministro da Cultura de 02 Abril, autorizando a classificação. Actual Duque da Casa da Borgonha de Portugal / Casa Real Sousa Chíchorro: D Álvaro Alexandre de Sousa Chícharo Martins de Jesus.
Senhor de Aveiro, da Casa da Taipa, da riceira, Alcube, de Sagres e Santarém.

Futura residência
Futura Residência
Futura Residência, ainda em fase de acabamentos. Contrução inicio de 2010.




                  


Em construção